Essa massa tem gosto de infância...


Resolvi fazer essa receita porque a curiosidade comer massa fresca estava demais, ao fim descobri que tem o mesmo sabor que a massa que meus pais faziam quando eu era criança.

Quero testar as variações  de receitas para "pasta", então resolvi começar com as de Jamie Oliver. Essa é a receita rápida, mais básica que a especial, mas acredito que nem por isso menos saborosa. A que ele nomeia como especial, vai ser a próxima e ainda tenho outras, a de Anne Willan e a da escola Le Cordon Bleu - que na realidade são iguais - essas eu vou testar daqui a algum tempo, mas não muito eu espero...

Fiz a receita na batedeira - um dos modos que o Jamie explica para fazer, o outros são no processador e manual mesmo -  estava doido para testar a força do equipamento que demorei tanto para comprar e que me custou um pouquinho caro também, confesso que foi meio complicado, eu recomendaria experimentar o método manual mesmo, com as próximas receitas vou fazer com base nele: consiste em colocar o trigo no centro da mesa (ou um vasilha grande), fazer um buraco no centro, colocar os ovos lá e ir misturando a farinha aos poucos, trazendo um pouquinho da farinha da borda interior de cada vez e misturando bem antes de trazer outro tanto.

Um único aspecto do macarrão não ficou como eu realmente queria, a espessura, por mais que eu tenha aberto a pasta ela ainda ficou um pouquinho grossa, crua não fez muita diferença, mas depois de cozida ficou mais grossa que meu paladar gostaria. Não que eu não goste de massa grossa, essa ficaria perfeita em umm sopa ou similar, mas esperava obter uma massa fininha e delicada, não foi o caso.

Uma máquina para macarrão seria a salvação, se tiver uma e quiser uma massa assim como eu queria não deixe de usar. Já cotei algumas máquinas, e já achei uma a preço excelente, mas no momento não posso mesmo, em breve quem sabe eu tenha uma bonitinha me ajudando na cozinha, enquanto isso não acontece meu cortador de pasta americana ajudou bastante rsrs (hoje é dia de usar a criatividade bebe!) rsrs.


Para o molho não usei nada de especial se não um refogado de cebola e extrato de tomate, deixando apurar até a consistência desejada. Escolha seu molho e aproveite!
____________________________________________________________________
Massa Fresca de Macarrão - Jamie Oliver
Ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:
300g de farinha de trigo
3 ovos

Na batedeira junte todos os ingredientes e bata em velocidade baixa até começar a misturar (ajude com uma espatula, se necessário, empurrando a farinha para o centro da batedeira), assim que a mistura começara ficar mais densas aumente a velocidade e deixe bater até que todos os ingredientes estejam homogêneos, no meu caso eles ainda ficaram um pouco separados, então desliguei a batedeira, juntei mais um ovo e fui adicionando mais farinha aos poucos, até obter uma massa lisa e elástica (uns 4 minutos mais ou menos).

Faça uma bola, embrulhe em plastico filme (ou guarde dentro de um pote e feche bem), leve a geladeira por uma hora. Retire da geladeira, divida a massa em duas partes, comece a abrir uma e a outra mantenha embalada para não ressecar. Abra a massa com um rolo em movimentos firmes mas cuidadosos para não romper a massa, procure abrir de modo que consiga a forma de um quadrado ou retângulo com cerca de de 1mm de espessura, mas "não se aborreça se tiver que aparar algumas bordas", concelho do próprio Jamie.

Assim que atingir a espessura desejada (que deve variar de 0,5mm a 1,5mm, depende de sua preferência) conte no formato que desejar. Eu cortei no formato de talharin, uma massa comprida como o espaguete, mas larga, com cerca de 1cm de largura e 1mm de espessura.

Depois de cortada a massa por ser cosida na hora (foi o que fiz), ser bem enfarinhada e congelada (foi o que fiz com um pouquinho também) ou ser levada para secar por 3 a 4 horas e depois guardada em potes herméticos, assim ela pode durar pelo menos 2 messe. 

Obs.: Fique atento porque estamos trabalhando com ingredientes frescos, ovo por exemplo. Tenha todo o cuidado e higiene necessária para não ocorrer nenhuma intoxicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib