Segredo revelado: eu AMO pudim!


Durante a minha graduação em Artes Cênicas, sempre que minha condição financeira de universitário me permitia, eu comprava um belo pedaço de pudim de leite em uma lanchonete dentro do campus. Nunca foi o melhor, mas com certeza era uma ponte para lembrar os pudins que minha mãe fazia quando eu era criança!

A suavidade e a cremosidade de um bom pudim sempre foi o seu maior atrativo para mim, sem contar que a calda de caramelo escorrendo por entre minhas mãos desastradas, com seu sabor marcante... AH! É sempre uma tentação avassaladora.

Contudo, nem sempre tudo são flores, já provei uns horrendos, gosto exageradamente doce, um caramelo artificial - artificial mesmo - tão deprimente que pôde acabar com meu encanto quase inquebrável. Tudo bem para mim, eu nunca desisto de nenhum pudim, nem que seja para quebrar a cara, que na grande maioria das vezes é o que acontece, eu continuo tentando!

Não achei que essa receita fosse realmente funcionar, apenas três ingredientes??? Mas funcionou, ele não fica com a consistência muito firme, pelo contrário, ele desmancha na boca, é leve, ligeiramente cítrico,  refrescante e o mais importante, sem muita "doçura" - como diria minha avó.

____________________________________________________________________
Pudim de Laranja
Ligeiramente adaptada de: Culinária Ilustrada Passo a Passo: Sobremesas - Anne Willan

Ingredientes:
Para o Caramelo
150g de Açúcar
100 ml de água

Para o Pudim
500 ml de suco de laranja (natural)
5 ovos
60g de açúcar refinado

Comece pelo caramelo: Ponha o açúcar e a água em uma panela e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez enquanto. Assim que levantar fervura não mexa mais e deixe-o continuar cozinhando até adquirir a cor de caramelo - Cuidado! Caramelo queima fácil, inclusive você se descuidar, fica a dica - Assim que o caramelo estiver no ponto retire a panela e mergulhe o fundo em uma panela de água fria para diminuir o cozimento. Nesse momento você tem que ser rápido, dividindo o caramelo nos ramequins e fazer com que o caramelo se distribua por completo no fundo de cada um deles. Reserve.

Agora o creme: Aqueça o forno a 180°C e já ferva 2 litros de água. Em uma tigela grande misture os ovos e o açúcar até estarem homogêneos e então, devagar, junte o suco de laranja. Coe a mistura em uma jarra grande para facilitar no momento de encher os ramequins.

Com cuidado, despeje a mistura nos ramequins caramelizados. Em uma assadeira grande coloque um pano de prato e coloque os ramequins sobre ela, junte a água fervida anteriormente até mais ou menos metade das forminhas. Leve para assar por cerca de 45 minutos.

Para testar o ponto fure os pudins com a ponta de uma faca, se sair limpa eles estão prontos, agora é só retirar do fogo, deixar esfriar e levar para gelar por pelo menos 2 horas. No momento de servir desgrude os pudins com o auxílio de uma faca, vire sobre um prato, deixe a calda escorrer em volta do pudim, decore com fatias de laranja se preferir e pronto, é só se deliciar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib