Levain de Uvas Passas - Parte I

A minha primeira tentativa de criar um levain não foi tão bem-sucedida quanto eu gostaria, mas agora vem uma nova esperança: uma nova receita com base de uvas passas.


Novamente uma receita de Rogério Shimura, mas eu já havia visto uma bem parecida no livro "400 G - Técnicas de Cozinha". E mais uma vez voltamos aquela história: não sei se vai dar certo, pode virar mais um grande erro e... Isso pouco me importa, quanto mais eu erro ou maior é o erro, mais vontade de fazer isso funcionar eu tenho!

Primeiramente a receita pedia para a mistura ficar fermentando por 24 horas, deixei 48 e poucas bolhas apareceram, mas um leve cheiro alcoólico era exalado pela boca do vidro e como a própria receita falava "começar" a borbulhar eu mandei ver e parti para o próximo passo, mas esse vocês vão ver apenas na próxima postagem.


Ah! E vale lembrar que estamos mexendo com microrganismos,  e esses podem ser benéficos ou patogênicos ao nosso organismo, portanto tenha cuidado e busque o máximo de higiene sempre. Apesar de leveduras serem fungos elas não são a mesma coisa que bolores e muito menos bactérias!
____________________________________________________________________
Levain de Uvas Passas - Parte I 
Receita daqui

Ingredientes: 
50g de uvas passas
200g de água
250g de farinha de trigo (vai ser usada na próxima etapa)


Deixe as passas de molho na água até começar a borbulhar, o que leva aproximadamente 24 horas, no meu caso está demorando um pouco mais. 

Nos falamos na próxima etapa!

Obs.: Água - usei da torneira mesmo, para ver no que dava, mas acho que mineral talvez fosse mais recomendável; Farinha - Usei a que uso normalmente em meu dia-a-dia: Famiglia Venturelli (não tem merchan aqui, ok!)


2 comentários:

  1. Oi Jonas, gostei da sua sinceridade dizendo que já tentou fazer o levain e não deu certo, foi o meu casa já tentei algumas vezes preparar o levain e não dando certo, então acabei desistindo. Alimentava todos os dias a noite, fiz inclusive essa receita do Roberto Shimura, ele crescia ficava lindo!! mas no final eles ficavam muitos ácidos!!! Dê uma olhada nesse blog de pães, ele é portugues, faz cada pão maravilhoso!!! http://zinedepao.blogs.sapo.pt/7524.html
    Gláucia

    ResponderExcluir
  2. Gláucia, eu realmente comi o pão que esse levain amassou hahahahaha... foi sofrido, sem falar que dá bastante trabalho a manutenção, não ela em si, mas os cuidados a serem tomados. Agora que sei como funciona fico mais tranquilo pra futuras tentativas!
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir