A minha primeira tentativa de criar um levain não foi tão bem-sucedida quanto eu gostaria, mas agora vem uma nova esperança: uma nova receita com base de uvas passas.


Novamente uma receita de Rogério Shimura, mas eu já havia visto uma bem parecida no livro "400 G - Técnicas de Cozinha". E mais uma vez voltamos aquela história: não sei se vai dar certo, pode virar mais um grande erro e... Isso pouco me importa, quanto mais eu erro ou maior é o erro, mais vontade de fazer isso funcionar eu tenho!

Primeiramente a receita pedia para a mistura ficar fermentando por 24 horas, deixei 48 e poucas bolhas apareceram, mas um leve cheiro alcoólico era exalado pela boca do vidro e como a própria receita falava "começar" a borbulhar eu mandei ver e parti para o próximo passo, mas esse vocês vão ver apenas na próxima postagem.


Ah! E vale lembrar que estamos mexendo com microrganismos,  e esses podem ser benéficos ou patogênicos ao nosso organismo, portanto tenha cuidado e busque o máximo de higiene sempre. Apesar de leveduras serem fungos elas não são a mesma coisa que bolores e muito menos bactérias!
____________________________________________________________________
Levain de Uvas Passas - Parte I 
Receita daqui

Ingredientes: 
50g de uvas passas
200g de água
250g de farinha de trigo (vai ser usada na próxima etapa)


Deixe as passas de molho na água até começar a borbulhar, o que leva aproximadamente 24 horas, no meu caso está demorando um pouco mais. 

Nos falamos na próxima etapa!

Obs.: Água - usei da torneira mesmo, para ver no que dava, mas acho que mineral talvez fosse mais recomendável; Farinha - Usei a que uso normalmente em meu dia-a-dia: Famiglia Venturelli (não tem merchan aqui, ok!)

2 comentários:

  1. Oi Jonas, gostei da sua sinceridade dizendo que já tentou fazer o levain e não deu certo, foi o meu casa já tentei algumas vezes preparar o levain e não dando certo, então acabei desistindo. Alimentava todos os dias a noite, fiz inclusive essa receita do Roberto Shimura, ele crescia ficava lindo!! mas no final eles ficavam muitos ácidos!!! Dê uma olhada nesse blog de pães, ele é portugues, faz cada pão maravilhoso!!! http://zinedepao.blogs.sapo.pt/7524.html
    Gláucia

    ResponderExcluir
  2. Gláucia, eu realmente comi o pão que esse levain amassou hahahahaha... foi sofrido, sem falar que dá bastante trabalho a manutenção, não ela em si, mas os cuidados a serem tomados. Agora que sei como funciona fico mais tranquilo pra futuras tentativas!
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib