Brownie de Chocolate com Nozes

Brincadeira de hoje: Férias!!!


Aproveitar as merecidas férias depois de um ano e três meses de muito trabalho é uma tarefa não tão difícil, mas como aproveitar esse primeiro lindo dia, de chuva e tempo completamente fechado, para me deliciar com os prazeres de não ter que sair de casa?

Não sair de casa é a desculpa perfeita para bagunçar toda a cozinha e preparar alguma delícia. Dos prazeres de se ficar em casa eu tenho preferência por três: Filmes/séries, pipoca e chocolate. Como ontem vi todas as séries que tinha disponível no computador e os filmes que tenho nenhum tenha me cativado a ponto de ficar jogado na cama por mais de uma hora, me sobrou a pipoca e chocolate. Pipoca??? definitivamente uma paixão, massssssss... o chocolate ganhou!

Esse simpático companheiro dessa tarde cinzenta veio do, sempre deslumbrante, blog da Pat Scarpin, que é uma das minhas melhores referências em se tratando de mimos e guloseimas para satisfazer qualquer um a qualquer momento.

Adaptei um pouco o que a Patricia já tinha adaptado: Mudei as cranberries para nozes, até sei onde tem aqui nas terras dos "Pés Vermelhos", mas são caras e não estava podendo. Usei também uma forma menor, que deixou ele mais alto que o usual, achei que ficou legal, mas demora mais para assar, acho que não farrei isso novamente, se desejar já não o faça quando for tentar, ok? Troquei também o cacau por chocolate em pó, não encontrei cacau ¬¬!


________________________________________________________________________________
Brownie de Chocolate e Nozes
Ligeiramente adaptados daqui

Ingredientes:

100g de manteiga com sal picada
200g de chocolate meio-amargo picado (usei um com 54% de cacau)
4 ovos
3/4 de xícara de açúcar cristal
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/3 de xícara de chocolate em pó (de boa qualidade por favor!)
100g de nozes

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Toste as nozes por cerca de 5 minutos, reserve.

Forre uma forma retangular de 15cm x 20cm (ou algo mais próximo disso que você tenha) com papel alumínio, deixando sobras em duas laterais opostas, formando alças (é por elas que você vai puxar para retirar o bolo depois de pronto).

Derreta a manteiga e o chocolate em uma panela em banho-maria ou no fogo baixo, não mantendo a panela muito próxima da chama, mexendo até que derretam. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. 

Na batedeira, usando o batedor de arame, bata os ovos e o açúcar até obter um creme claro e espesso, e que caia formando uma "fita"/"caminho" quando o batedor for levantado. Incorpore a mistura de chocolate derretido. Peneire os secos (farinha, fermento, sal e o cacau) juntos sobre a massa e misture de baixo para cima delicadamente até incorporar tudo. Junte as nozes. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que se forme uma crosta na superfície mas a mistura ainda esteja molinha no centro. 

Deixe esfriar completamente antes de puxar pelas abas para retirar da forma.

Obs.: Me descuidei e deixei passar um pouco do ponto, ficou úmido no centro, mas não tanto quanto eu gostaria... #ShameOnMe!


0 comentários:

Postar um comentário