Por ela veio o pecado original... e espero que também venham meus pães!


Antes de qualquer coisa quero deixar claro que isso é uma experiência, uma história a ser contada para quem quiser ler, contudo sem garantia alguma de um final feliz. Assim como em qualquer experiência, essa também pode dar muito errado e meu querido e tão esperado levain pode não sobreviver, e por ventura nem mesmo nascer.

Espero que não seja o caso, para isso tenho tomado a precaução de ler bastante sobre o assunto e pelo que entendi não tem uma receita infalível, inúmeros são os fatores que levam a formação de um bom levain, mas nenhuma formula exata e sem falhas.

A receita que estou usando é do livro "Pães de França" de Olivier Anquier, mas depois de algumas buscas na internet encontrei uma receita idêntica no blog do chef Rogério Shimura, isso me deixou mais tranquilo quanto ao futuro do meu fermento.

É uma receita bem simples, mas é ainda o inicio do processo, por hora fique com essas instruções, siga fielmente e voltamos a falar sobre o assunto em alguns dias.

________________________________________________________________________________
Levain
Receita do livro "Pães de França" - Olivier Anquier

Ingredientes:
1 maçã verde grande
50g de açúcar granulado (pode ser mascavo também)
200g (3/4 de xíc.) de água (usaremos ela na próxima etapa)

Limpe e rale a maçã (usei o processador para essa tarefa), misture com o açúcar e coloque em um pote previamente limpo e seco, coloque a tampa, mas não feche para que os gases gerados durante a fermentação possam sair sem problemas.

Guarde o pote, de preferência um armário, longe da luz e de correntes de ar e deixe descansar por cinco a seis dias. Quando abrirmos o pote novamente ele deve liberar um cheiro de álcool, isso vai significar que nossa mistura fermentou e que estamos prontos para os próximos passos... Nos vemos em breve!

Obs.: A água vai ser usada nessa próxima etapa.
________________________________________________________________________________
ATUALIZAÇÃO

Bom pessoal, não sei o que deu errado, mas deu muito errado.


Essa foto já é da segunda tentativa em fazer o levain com maçã, em ambas as tentativas eu notei a presença de fungo depois de dois dias do início o processo. Por estarem com fungos essas misturas de maçã e açúcar são impróprias para continuar o processe de fabricação do fermento. 

Infelizmente não sei identificar o que deu/fiz de errado, segui cada passo com tenção, mas mesmo assim ainda tive esse problema. Mas isso não me desanimou, agora vou tentar uma outra ideia, uma que usa uvas passas como base para o inicio da fermentação. Em breve posto aqui!

Um comentário:

  1. - Use água mineral;
    - Antes de usar o pote, lave-o bem e se possível dê uma enxaguada com água fervente e deixe esfriar;
    - Nunca tampe o pote tampando a respiração do fermento, por questões de higiene amarre a boca com um pano limpo;
    - Se começar a surgir mofo ou bolor, retire-os com uma colher de plástico ou aço, nunca de aluminio.

    ResponderExcluir

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib