Dois dias depois.... Olha o danado ai gente!!!


Não precisei esperar três dias, no segundo ele já estava assim e confesso que fiquei com um leve medinho de que ele acabasse ficando sem alimento, então já parti para a fase a alimentação: retirei 150g dessa mistura fermentada, juntei com mais 150g de água e 300g de farinha de trigo branca!

A ideia é sempre essa: Para cada 100% de farinha que você for usar para a alimentação deve usar 50% do peso dela de levain e 50/60% de água. Lembrando que é uma escolha minha continuar a alimentação com essa quantidade de 150g de levain, caso prefira você pode exemplo, como Rogério Shimura recomenda em um dos comentários em sua postagem, usar apenas 40g de farinha, 24 de levain e 24 de água, fazendo isso todos os dias e descartando o que sobrar.

Continuo usando farinha comum e água filtrada da torneira. Estou conservando ele fora da geladeira e alimentando a cada 24 horas, na receita de Shimura ele recomenda alimentar a cada 12 horas, mas por falta de logística não é possível para mim, só espero que isso não interfira no sabor do pão no meu, tão esperado, futuro próximo.

Agora ele vai permanecer sendo alimentado por 20 dias, só então ele vai estar pronto para ser usado e me dar o prazer de produzir deliciosos pães... Assim espero rsrsrs!

2 comentários:

  1. Caro Jonas:
    estava eu pesquisando algumas imagens no google, e veio uma de seu blog. Não tinha nada a ver com o que eu procurava, não achei nada aqui sobre o tema, mas me deparei com esse seu post!
    Fui olhando mais e mais e decididamente resolvi ficar, rsrs..
    Muitíssimo interessante esta sua postagem do 'levain'!
    Parabéns!

    Saudações,
    Sandra Bylaardt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, fico feliz que tenha gostado, espero sua visita outras vezes, adoro as pesquisas do Google, também já achei coisas ótimas, nunca referente ao que buscava, e acabei ficando hahahaha...
      Te espero mais vezes aqui!
      Abraços

      Excluir

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib