Nada como um bom risoto...


Sempre achei que um bom risoto é o melhor amigo que você pode ter num dia de chuva ou frio, esse foi justamente para um desses motivos. Foi feito nas férias, mas só pude postar agora.

Essa receita aprendi na ultima aula da disciplina de Técnicas e habilidades de Cozinha, em junho e refiz depois em julho. Na receita feita na aula erramos o ponto, o sal e umas coisinhas mais, já dessa vez deu tudo certo, pena que meu professor não provou rsrsrs.

Risoto para mim sempre foi um mistério, até o dia em que adquiri um exemplar do livro Jamie Oliver: o chef sem segredos, lá o Jamie apresenta um passo-a-passo bem bacana que sempre utilizei quando preparei risotos. Essa receita não muda muita coisa, o básico é sempre o básico: refogue o tempero, adicione o arroz, refogue, junte o vinho, adicione o caldo aos poucos até atingir o ponto, adicione o componentes que precisam de pouca cocção, junte o(s) queijo(s) e por ultimo a manteiga gelada.... simples não é mesmo.

É simples sim... tá, toma alguns minutos, já que sua atenção deve ser voltada quase que exclusivamente para ele, mas prometo que vale o esforço!

Ah! Para o caldo de legumes que a receita pede você pode usar a receita que publiuei aqui a algumas semanas, o brodo de vegetais.


____________________________________________________________________ 
Risoto de Pera e Gorgonzola
Aula de Habilidades e Técnicas de Cozinha

Ingredientes:
150g de manteiga
100g de cebola em brunoise (cubinhosinhos)
500g de arroz arbóreo ou carnaroli
200ml de vinho branco seco
2 peras, maduras, porém firmes (caso queira decorar com peras, compre 3)
200g de queijo gorgonzola
2 litros de brodo/caldo de legumes (aproximadamente)
50g de queijo parmesão de boa qualidade
Quanto baste de sal

Aqueça uma panela e nela você deve refogar a cebola com metade da manteiga. Acrescente o arroz e frite por alguns segundos, então acrescente o vinho e continue mexendo.

Agora começa a parte mais aromático e divertida, mas que você deve prestar bastante atenção: acrescente o caldo aos poucos, até que o arroz esteja cozido, porém al dente. Acrescente a pera em cubos médios.

Assim que estiver cozido acrescente o parmesão, o gorgonzola em pedaços, e o restante de manteiga (bem gelada) e corrigir o sal.

E pronto, se você fez tudo certo agora um belo risoto está pronto para ser devorado saboreado. Você pode servir o risoto decorado com finas fatias de pera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib