Lembro do sabor e textura desse bolo até hoje... quase dois anos depois...


Lembro-me de que quando vi a receita fiquei doido pra fazer, mas como de costume enrolei um monte pouquinho para tentar esse bolo, mas valei muito ter feito, Na realidade estou é precisando fazer ele novamente.

Esse foi o bolo mais fácil que fiz - até o momento - e um dos mais gostosos também! Seu nome, "Idiot Cake", não é à toa  e a Paula (The Cookie Shop) explica direitinho porque esse bolo tão delicioso leva esse nome nada gentil:

"O chef de patisserie David Lebovitz [...] trabalha fazendo consultoria para restaurantes. Em um desses restaurantes (estreladíssimo, por sinal) o cenário era o seguinte: a parte de refeições salgadas era maravilhosa, incrível, genial, mas os caras simplesmente não ligavam a mínima para as sobremesas. Por mais que o consultor explicasse, ensinasse, apontasse os problemas, os responsáveis pela cozinha pareciam entender menos e menos (ele menciona até que o chocolate ficava bem do ladinho de baldes com alho amassado!). E David, que era apenas um consultor contratado, tinha que ser educado, né? Não podia chamar ninguém de burro, nem dar ordens muito diretas. Então ele criou esse bolo que, segundo ele, é tão fácil, mas tão fácil de fazer, que nem mesmo aqueles bobões conseguiriam estragar essa receita. Daí o nome Chocolate Idiot Cake, ou numa tradução livre, Bolo de Chocolate para Idiotas". [texto dela]


____________________________________________________________________
Idiot Cake
Receita original aqui.

Ingredientes:
290g de chocolate meio amargo ou amargo, picado grosseiramente.
200g manteiga, cortada em pedaços.
5 ovos grandes, em temperatura ambiente.
1 xícara (200 g) de açúcar (eu usei cristal porque não tinha refinado)

Pré-aqueça o forno a 180º, com uma assadeira grande dentro.

Unte uma forma desmontável de 20cm com manteiga e polvilhe com cacau ou chocolate em pó. Caso você suspeite que a sua forma possa deixar entrar água pelo encaixe, forre o lado de fora com papel alumínio para impedir que entre água (não fiz isso e tenho quase certeza de que entrou água, mas o resultado final foi bom, o problema é que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, é o que dizem , não é mesmo?!).

Em banho-maria (você pode usar o microondas se preferir), derreta o chocolate com a manteiga até ficar homogêneo, então reserve.

Em outra tigela grande, bata ligeiramente os ovos com o açúcar. Junte a mistura reservada de chocolate e misture bem. Não há necessidade de bater!

Despeje a massa em uma forma desmontável (usei uma de 25 cm, mas acho que seria interessante usar uma de 20cm, para que o bolo fique mais grosso), tampe com uma folha de alumínio e coloque dentro da assadeira que está aquecida dentro do forno. Coloque água quente na assadeira até chegar à metade da forma do bolo. Asse por 1h15min (o meu ficou pronto em 1h25min). Está pronto quando você encostar o dedo e a massa não grudar.

Deixe esfriar bem para desenformar. Se resistir a tentação sirva em temperatura ambiente, mas como eu não aguentei tive de experimentar ainda morno, não foi tão interessante, mas a textura dele estava incrível. Sirva acompanhado de chantilly, frutas ou qualquer coisa que você tenha vontade e ache que combina. Eu usei chantilly, olha a receita ai: 

300g de Creme de leite (um que seja recomendado pra fazer chantilly). 
3 e 1/2 (37,5 ml) colheres de açúcar de confeiteiro (pode usar refinado). 
1/2 colher (2,5 ml) de chá de essência e baunilha. 

Bata o creme de leite até ele engrossar e ficar cremoso. Acrescente a baunilha e o açúcar. bata até ficar firme. Atenção! cuidado para não bater demais, o chantilly pode começar a liberar água! ...

Está ai,  agora é só tentar também e ser feliz =).

2 comentários:

  1. este bolo é fantástico, muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Carla, ele é fabuloso, eu poderia comer um dele inteiro sozinho... e não estou brincando! =D
    Bjos

    ResponderExcluir

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib