Sabe aquele dia em que você entrou em uma cafeteria (ou confeitaria) pediu um simples café com leite e quase caiu pra trás quando recebeu aquela pequena obra de arte que vei dentro de sua xícara, onde apenas deveria ter um chato e entediante café com leite? Bom aquilo era Latte Art.

Imagem via Café do Moço

Terminar uma refeição em um ótimo restaurante ou bom café e ao final receber um café expresso medíocre é uma lastima que acontece com muita frequência, felizmente isso está mudando e a Latte Art está ai para ajudar.

Latte em italiano significa leite, o que nos leva, fazendo uma tradução direta e livre, que Latte Art não é nada mais que "arte no leite", que se obtém através da mistura do leite vaporizado no café por métodos específicos, ou mesmo acrescentando calda de chocolate e fazendo desenhos e padrões inusitados ou nem tanto assim.

Existem dois métodos par se fazer esses desenho, o primeiro, chamado de free pour latte art, consiste em através de movimentos, manipular o fluxo de leite que vai para a xícara de expresso, conseguindo assim a imagem desejada. Já no segundo os desenhos são feitos pelo barista com o auxilio de uma ferramenta chamada etching - uma gravador/marcador pontiagudo - ou mesmo um palito, uma colher ou um mexedor para manipular a espuma do leite, também utiliza-se de estêncil e pós para obter padrões mais sofisticados.  Na maioria das vezes as duas técnicas são combinadas para se chegar a um resultado final que impressiona.

A Latte Art é mais comumente feita em inúmeros tipos de bebidas derivadas de café expresso, como o cappuccino, caffe mocha, ou mesmo em expresso macchiato. Aqui tem um vídeo onde mas a Latte Art em cappuccino.


Como hoje em dia essa ideia vem se ampliando muito já existem inúmeros cursos para baristas e amados que ensinam a nossa querida arte no leite. É possível fazer em casa também, mas já vou avisando que para isso é necessário ter um bom equipamento - leia-se uma incrível maquina para cafés - já que para chegar a um bom resultado final o fundamental é ter um leite bem vaporizado, e já que a grande maioria das maquinas domesticas não oferece esse recurso ou quando oferece ele não e de qualidade/potencias suficiente nós já esbarramos com nosso primeiro obstáculo.

Caso você queira tentar em casa eu encontrei esse link com diversas dicas de como fazer uma boa arte no seu café com leite e ai estão também alguns vídeos que achei com dicas e truques para se fazer ou praticar Latte art.

Dicas para um boa vaporização do leite, aprenda a praticar com água e detergente.



A maneira de vaporizar: certo e errado.



Alguns padrões para você se arriscar em casa.



Mais padrões... boa sorte! =D



Obs.: Os cafés da minha querida terrinha pé vermelha na grande maioria são chatos, nada de Latte Art pra gente...aff!

Obs.2: Sei que são muitos videos, mas achei realmente importantes!

2 comentários:

  1. Eu quero que você poste uma receita tão docee quantoo você ;D
    Ass : Luh e Manu

    ResponderExcluir
  2. tell me somethin i dont know

    ResponderExcluir

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib