Rocambole de Morango

|
Jonas Marquezini
Adoro descobrir coisas novas, gente nova... e dessa vez foi a vez de eu conhecer uma brasileira bastante doidinha, mas muito-muito divertida!


Normalmente meus fins de semana são bem parados, na realidade bastante "deitados", já que como estou destruído da semana de trabalho, não é difícil para mim arrumar uma boa desculpa para me encostar em qualquer cantinho e me aconchegar, seja na minha casa ou na casa do meu namorado. Mas nesse dia, ele decidiu que não bastava eu cozinhar a semana toda e ficar praticamente empanado de açúcar seis dias por semana - eu teria de fazer alguns docinhos no "findi".


Mas o que fazer? Foi aí que surgiu a Raiza Costa, uma senhorita que já encarou e encantou o detestável Gordon Ramsay. O namorado foi quem descobriu o canal dela no YouTube - vale conferir. Vale muito mesmo conferir, rsrsrs - e ai decidimos fazer esse rocambole de morango pelo passo-a-passo-passado-por-ela!

Detalhe, se clicarem no link do site dela (logo ali no alto) vão descobrir que a tradução do nome da página dela é xará ao nome do meu site. Fiquei encantado! hahaha.

Rocambole de Morango
Receita daqui

Ingredientes:
4 ovos separados (claras e gema)
1 colher de chá de cremor de tártaro (ou 4 gotas de limão)
1/2 xícara de açúcar
60g de manteiga derretida
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de cacau em pó

Recheio:
1 1/2 xícara de chocolate branco picado
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de morangos cortados em quatro

Vamos começar pelo recheio, já que este demora um pouquinho para ficar pronto: Aqueça levemente o creme de leite e despeje sobre o chocolate picado, mecha bem para que fique homogêneo, reserve na geladeira, ou mesmo no freezer, se quiser apressar as etapas.

Assim que o creme estiver gelado, bata na batedeira em velocidade alta até atingir o ponto de chantilly, não bata demais ou vai virar manteiga, reserve.

Para o bolo: bata as claras até ficarem esbranquiçadas e em seguida adicione o cremor de tártaro ou as 4 gotas de limão, espere mais alguns minutos e vá juntando metade do açúcar aos poucos até atingir o ponto de picos duros (que é quando a ponta do merengue que forma no batedor não dobra para lugar nenhum e se mantém firme), então reserve.

Nesse momento já preaqueça o forno a 200ºC.

Agora bata as gemas com o restante do açúcar até elas ficarem esbranquiçadas - fica mais fácil fazer esse processo na batedeira, fica a dica - e então vamos combinar as claras com esse creme batido de gemas. Deixe a mistura homogênea, mas não misture demais ou o bolo vai perder volume. Em seguida acrescente a manteiga derretida, metade da farinha e metade do cacau, misture bem e delicadamente, e então junte a outra metade da farinha e do cacau.

Despeje a massa em uma assadeira 40x25cm - ou o que você tiver próximo a isso - coberta com papel manteiga, alise bem, limpe as bordas para que depois de assado a massa não fique grudada e seja mais fácil desenformar.

Leve para assar por apenas 7 minutos (mas se você colocar em uma assadeira um pouco menor do que a que falei pode ser que seja necessário assar por mais 1 ou 2 minutos - para saber é melhor fazer um teste espetando um palito de madeira, se sair sujo ainda é preciso esperar mais um pouquinho, se sair limpo retire imediatamente do forno ou vai ressecar a massa).

Retire do forno e vire imediatamente sobre uma superfície coberta, remova o papel manteiga - só para desgrudar mesmo - volte o papel manteiga sobre o bolo e então, com ajuda da própria forma em que foi assado, vire o bolo novamente. Digo para virar porque a superfície do alto é sempre mais grosseira, então é nela que vamos colocar o recheio, para que a parte inferior, e mais bonita do bolo, fique para o lado de fora, deixando assim o visual mais legal.

Espalhe a cobertura uniformemente, disponha os morangos em um dos cantos da massa (aquele que vai ser virado primeiramente, para que seja o centro do rocambole) e com a ajuda do papel manteiga vá enrolando e apertando delicadamente o bolo, deste modo o rocambole vai ficar bem uniforme.

Polvilhe com açúcar refinado ou de confeiteiro e seja feliz comendo uma bela fatia... isso se você resistir comer apena uma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib