Farinha, farinha, farinha...


Existem inúmeros tipos de farinha por ai e muitas delas podem ser feitas em casa mesmo, com poucos ingredientes e com preço baixo. É claro que podemos encontrá-las já industrializadas, mas nem sempre é fácil ou barato e em caso de emergência é sempre bom saber fazer. Hoje vamos falar da farinha sem glúten, mas afinal de contas o que é o glúten???


Ele é a combinação de duas cadeias proteicas longas, a Gliadina  e a Glutenina. E no que isso é importante para nós? Só é importante saber que o glúten em si é o responsável por aquela textura leve, elástica é úmida dos pães, sendo ele também o responsável por reter o gás liberado pelos fermentos no pão, fazendo então que ele cresça. Essas capacidades são dadas à ele por nossa amigas Gliadina, responsável pela extensibilidade e a Glutenina, responsável pela elasticidade.

Contudo, mesmo o glúten sendo um elemento mágico para a fabricação de pães ele também é o responsável por uma alergia grave no intestino das pessoas denominadas celíacas. A doença celíaca dificulta a absorção de nutrientes no intestino, e caso não seja realizado a diagnostico e tratamento pode levar a óbito.

Parte do tratamento consiste em eliminar o glúten da dietas dos celíacos, mas isso não é uma tarefa simples, já que a maior parte dos alimentos contém glúten, por isso buscamos a substituição e o desenvolvimento de produtos cuja textura e sabor seja o mais próximo possível dos ditos "normais".

A farinha sem glúten pode ser encontrada facilmente em lojas especializadas em produtos naturais e funcionais. A versão caseira, passada pela gastrônoma Cassandra Zamberlam, é feita com produtos fáceis de serem encontrados na grande maioria dos supermercados.

________________________________________________________________________________
Farinha sem Glúten 

Ingredientes
500g de farinha de arroz
330g de fécula da batata
165g de polvilho doce

Misture os ingredientes e use para substituir a farinha comum na mesma proporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib