É oficial minha gente: sou universitário novamente...


Dessa vez a gastronomia entrou na parada, e para comemorar esse dia de ontem/hoje temos esse lindo cupcake. Sem pretensões, somente uma ideia que me veio na cabeça e que funcionou perfeitamente: laranja chocolate branco e praliné!

Na loucura para fazer esqueci de por as raspas da casca da laranja, acho que teria dado um sabor mais especial... façam isso por mim, por favor =D

A cobertura é uma ótima ideia para qualquer outro bolo que você queira fazer, use a imaginação e a gula!

____________________________________________________________________
Cupcakes de Laranja e Praliné
Adaptado daqui, cobertura adaptada de Ver & fazer: Chocolate - Anne Willan

Ingredientes:
3/4 de xícara + 1 colher (sopa) de farinha de trigo
3/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
1 ovo pequeno
1/2 de xícara açúcar cristal orgânico
1/4 de xícara de suco de laranja reduzido
1/2 colher (sopa) de extrato/essência de baunilha
1/3 de xícara de leite
1/4 de xícara  (100g) de manteiga sem sal, derretida
Raspas de uma laranja média

Cobertura:
150g de chocolate branco
150ml de creme de leite fresco (bem gelado)

Praliné:
70g de amendoins
30g de avelãs
170g de açúcar

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre a forma de muffins com forminhas de papel. Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal em uma tigela, misture e reserve. 

Em outra tigela, misture o ovo e o açúcar até ficar homogêneo. Junte o suco de laranja, o leite, a manteiga derretida, a baunilha e as raspas de laranja. Junte os ingredientes secos reservados e misture apenas até que fique homogêneo. Divida a massa nas forminhas, enchendo-as até 3/4 da capacidade (ou pouquinho mais se quiser arriscar rsrs). 

Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito, e ficarão achatados no topo, isso vai facilitar no momento de finalizá-los.

Prepare a cobertura: derreta o chocolate branco, ferva 75 ml de creme de leite, mistures ambos e leve para esfriar na geladeira, assim que a mistura estiver fria junte o restante do creme de leite gelado e bata na batedeira até ficar firme (não bata demais ou vai começar a se separar).

Faça o praliné: Junte o açúcar, o amendoim e as avelãs e leve ao fogo médio, o açúcar vai derreter e caramelizar, assim que começar a ouvir estalos e o momento de tirar, está pronto. Despeje sobre um pedaço de papel manteiga untado e espere esfriar. Assim que estiver frio quebre em pedaços grosseiros com a faca ou leve ao processador.

Para montar basta esperar os cupcakes esfriarem, distribuir parte da cobertura de chocolate branco sobre eles e sobre ela polvilhar praliné moído, pronto...simples e delicioso!

2 comentários:

  1. Delícia!!! deu água na boca...hummmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja você quem for, eu agradeço a visita e fico feliz que tenha gostado =D

      Excluir

Featured Post

Pão de Banana (banana bread)

Na realidade não beeeeem um pão, na realidade tá mais pra uma bolo, mas o importante é o sabor e esse só pode ser classificado como: n...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved DoceDeleite. Template by colorlib