Como Improvisar uma Sopa


Sopa de Galinha e Arroz

Ela é sempre a estrela do inverno, dias chuvosos e do confort food. Na semana passada, aproveitando os dias gelados em pleno outono, aproveitei para esbanjar preguiça, acordar tarde e poder cozinhar sem muito esforço.

Claro que nem todos gostam de sopas cremes e afins, mas é inegável sua praticidade e versatilidade, quase tudo e em qualquer momento pode se tornar uma sopa, ou seja é praticamente impossível "errar" ou "ficar ruim". 

Não sou, ainda, nenhuma Nigella ou por ventura algum mestre das sopas sensacionais, mas ai ficam minhas dicas.
________________________________________________________________________________
Dicas:
- Gordura dá sabor, isso até minha avó sabe, prefiro manteiga ou azeite, já que é para dar sabor que seja aromático também, apenas use com parcimônia.
- Use "tudo" o que estiver à disposição, mas sem exageros, não queremos um desfile de carnaval no prato, pois você não vai nem saber o que está realmente comendo.
- Não sabe o que fazer com o pouco de arroz e carne assada de ontem? Use! Sopa é a melhor mameira de aproveitar aquilo que já não está tão apetitoso quanto estava ontem.
- Aqueça o liquido que for usar para preparar a sopa, isso vai economizar um bom tempo, e atualmente tempo é uma coisa valiosa.
- Para encorpar o caldo você pode usar amido, farinha de trigo ou mesmo de mandioca, etc. O amido vai dar um aspecto mais brilhante, a farinha de trigo, mais fosco e a farinha de mandioca mais granuloso.
- Procure utilizar ingredientes com corte padronizado, ou alguns vão ficar cozidos ao ponto que outros ainda vão estar crus.

Sugestão de ordem para preparo:
1. Comece refogando alguns temperos aromáticos em manteiga ou azeite: alho e cebola, por exemplo.
2. Adicione vinho, vinagre ou outro liquido aromático que possa ajudar a dar corpo para a sua sopa.
3. Agora é a vez da carne - se você for usar é claro - refogue e deixe fritar bastante, gosto inclusive de deixar "queimar" no fundo e acrescentar um pouco de água para então soltar, isso faz o sabor melhorar significativamente.
4. Acrescente o liquido, água ou caldo. Caldo sempre vai ajudar a dar mais sabor, mas não é uma regra usá-lo.
5. Se for utilizar legumes, essa é a melhor hora para começar a acrescentar, sempre por ordem de macies: os mais macios por últimos, ou vão desmanchar.
6. Se preferir engrosse o caldo com algum espessante, pode ser algum daqueles que comentei anteriormente: amido, farinha de trigo ou farinha de mandioca, sempre diluídos em um pouco de água.
7. Finalize com algo crocante, croûtons, biscoito esmigalhados, tortilhas ou mesmo alguma castanha tostada.
8. Não esqueça que não precisa esperar o inverno chegar para as sopas brotarem na sua cozinha, existem sopas frias também, ideais para refrescar os dias insalubres de verão, mas essas ficam para uma próxima...



0 comentários:

Postar um comentário