Essa é a segunda vez que faço madalenas, não fazia mais porque essas danadas precisão de uma forminhas especial para dar o formato de concha que é a assinatura desses bolinhos tão simpáticos. Aproveitando a viagem para o Canadá, comprei uma forma adequada e me livrei das forminhas individuais que eu tinha e que me davam tanto trabalho, já que elas sempre entornavam quando estavam indo para o forno!
Que chuva ou tarde aconchegante que nada, fazer essas madalenas foi uma ideia totalmente ao acaso patrocinada pela gordice, porque afinal não são necessárias desculpas para lambuzar a mão com chocolate, ser feliz e deixar a cunhada feliz também.
Com essa receita tem início uma longa jornada dê experimentações, já que dessa viagem voltei com a mala lotada de livros, seis deles de Donna Hay, uma australiana que assim como a Nigella tem muita vez em minhã cozinha.
Adaptada de "Fresh, fast, simple" - Donna Hay
1 1/4 de xícara (275g) de açúcar refinado
3/4 de xícara (75g) de cacau
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara (75g) de farinha de trigo
Pré-aqueça o forno a 160 C.
Em uma panela coloque a manteiga, o açúcar e o cacau e leve ao fogo baixo até que a manteiga derreta. Despeje a mistura em uma tigela grande, junto os ovos um de cada vez mexendo bem para incorporá-los. Em seguida acrescente a farinha e misture apenas até perceber que a farinha foi incorporada.
Distribua em forminhas individuais no formato de concha (se não tiver nada parecido use forminhas pequenas para mini cupcakes) e leve para assar por cerca de 5 a 10 minutos, até que os bolinhos estejam firmes, mas ligeiramente moles no interior, vai depender de seu forno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário